Operação tenta prender 77 suspeitos por golpe que cria 'falso intermediário' para vendas na web
22/05/2025
(Foto: Reprodução) Grupo clonava anúncios reais de venda de produtos, principalmente carros usados, e fingia atuar para 'intermediar' compra. Dinheiro girava em contas de laranjas, diz investigação. Polícia Civil apreende dinheiro em Ribeirão Preto (SP) em operação contra golpes virtuais
Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (22) cumpre mais de 150 mandados em quatro estados contra suspeitos de envolvimento em um esquema de falsos intermediários para aplicar golpes na Internet.
Batizada de "Broken Phantom", a operação cumpre ainda determinações da Justiça de bloqueio de 1.776 contas bancárias usadas no esquema, além do sequestro de mais de R$ 600 mil em bens dos suspeitos de envolvimento no esquema.
A investigação aponta que o grupo:
criava contas falsas em sites de comércio;
copiava anúncios reais de bens e produtos à venda, principalmente veículos usados.
se passava por intermediários entre vendedores e compradores legítimos.
Organograma do 'golpe do intermediário' divulgado pela Polícia Civil
Reprodução
O dinheiro era depois movimentado em contas que, segundo a investigação, estavam em nomes de laranjas.
A investigação é coordenada pela Polícia Civil de Goiás. Nesta quinta são cumpridos 77 mandados de prisão e 78 mandados de busca e apreensão também em São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina.
Além das polícias desses estados, a operação conta ainda com o apoio do Ministério da Justiça, por meio da Diretoria de Operações Integradas (DIOPI) e do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB).
Policiais cumprem mandados em Goiás contra golpe do 'falso intermediário'